All Posts in Category: Sem categoria

Da série Bariátrica

A cirurgia bariátrica é um tipo de cirurgia na qual o sistema digestivo é alterado com o objetivo de diminuir a quantidade de comida tolerada pelo estômago ou para modificar o processo natural de digestão, de forma a reduzir drasticamente a quantidade de calorias absorvidas, facilitando a perda de peso.

Por ser um tipo de cirurgia que, na maior parte dos casos, é bastante invasivo, a cirurgia bariátrica geralmente só é indicada como forma de tratamento quando a pessoa já tentou outras formas de tratamento mas sem os resultados esperados, ou quando o excesso de peso coloca a vida em risco.

Assim, antes de fazer uma cirurgia deste tipo, todas as pessoas devem passar por uma avaliação médica rigorosa com uma equipe multidisciplinar compreendida por um cirurgião, um nutricionista, um psicólogo, um cardiologista e outras especialidades médicas.

Veja Mais

Da série Bariátrica

A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para tratar casos de obesidade grave*. Ela ficou conhecida como “redução do estômago” porque muda a forma original do órgão e reduz sua capacidade de receber alimentos, dificultando a absorção de um número exagerado de calorias.

Veja Mais

Da série Pâncreas

Algumas medidas podem ajudar a evitar ou reduzir os riscos de doenças no pâncreas como:

  • Fazer uma alimentação saudável e variada;
  • Manter o peso saudável;
  • Não beber álcool ou beber com moderação;
  • Não fumar;
  • Fazer exercícios físicos regularmente.

Além disso, caso já se tenha alguma alteração no pâncreas como pancreatite ou diabetes, por exemplo, é importante seguir as orientações do médico e fazer uma dieta equilibrada. 

Veja Mais

Da série Pâncreas

câncer de pâncreas mais comum é do tipo adenocarcinoma (que se origina no tecido glandular), correspondendo a 90% dos casos diagnosticados. A maioria dos casos afeta o lado direito do órgão (a cabeça). As outras partes do pâncreas são corpo (centro) e cauda (lado esquerdo).

Veja Mais

Da série Pâncreas

Os sintomas que normalmente indicam que pode estar surgindo ou se desenvolvendo algum problema no pâncreas podem incluir:

  • Dor abdominal, que pode iniciar de forma súbita e tornar-se progressivamente mais forte e contínua. Normalmente, acontece no centro do abdômen, espalhando-se para a parte superior e inferior;
  • Aumento da dor abdominal quando ao se deitar de costas;
  • Diarreia com eliminação de gordura nas fezes;
  • Náuseas e vômitos após alimentação, geralmente associados à dor.

Estes sintomas ajudam o endocrinologista a identificar alguma doença no pâncreas como diabetes, pancreatite, cisto ou câncer no pâncreas.

Veja Mais