Da série: Síndrome do Intestino Irritável (cap. 03)

Hoje vamos tratar de uma das causas causas da Síndrome do Intestino Irritável a alimentação.

Ainda não se sabe como alergias ou a intolerância alimentar podem estar relacionadas à síndrome do intestino irritável, mas os sintomas costumam aparecer após uma pessoa comer determinados alimentos, como chocolate, especiarias, gorduras, frutas, feijão, repolho, couve-flor, brócolis, leite, bebidas gaseificadas, álcool, entre outros.

Ser alérgico ou ter intolerância alimentar não são situações parecidas e não podem ser confundidas, pois apresentam sinais mais graves.

A alergia acontece quando o corpo tenta se defender de alguma substância que lhe faz mal, enquanto a intolerância é a incapacidade desse mesmo corpo em digerir ou absorver uma substância.

A alergia apresenta sinais na pele, como coceira, vermelhidão, pintinhas, e mesmo quadros respiratórios de coceira na garganta, bronquite, renite e tosse. Pode ter ainda quadros mais graves, de dilatação dos vasos, baixa de pressão e até mesmo levar a um choque anafilático.

Embora as alergias também possam apresentar sintomas no trato digestivo, os sinais dermatológicos e respiratórios são mais importantes.

Uma das alergias mais comuns em crianças é com as proteínas do leite de vaca e a tendência é que ela melhore com o passar dos anos, pois está normalmente relacionada a uma imaturidade do trato digestivo.

Nos adultos, porém, as alergias são mais comumente causadas por frutos do mar, crustáceos, peixes, amendoins e nozes.

Para a pessoa que sofre com uma intolerância alimentar, porém, diarreia, vômito, flatulência, mal estar e cólicas são os principais indicadores da condição.

A intolerância alimentar é mais comum em adultos, principalmente entre os caucasianos, devido a uma deficiência de enzimas. No caso dos intolerantes à lactose, por exemplo, há uma deficiência da enzima que faz a quebra do açúcar do leite.

Agende uma consulta e fale com o especialista do Aparelho Digestivo Dr. Mateus Martinelli. Cuide da sua saúde, ir ao médico ao primeiro sintoma de uma doença leva a um diagnóstico precoce e correto de qualquer doença que pode ser tratada em seu estágio inicial e consequentemente é o melhor caminho para a cura. 🍀

COVID-19: Mantenham a higiene e as orientações dos agentes de saúde. Fique em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.